Web3 e blockchain ajudam usuários a combater fraudes no comércio eletrônico

Novos cenários exigem que os usuários trabalhem com empresas para identificar e denunciar golpes e fraudes.

Um dos grandes desafios do ecossistema varejista é prevenir fraudes nas transações, principalmente no ambiente digital. Ainda assim, tecnologias como Web3 e blockchain podem ser importantes aliadas na prevenção de fraudes no comércio eletrônico.

Segundo o mapa de fraudes da ClearSale, só o Brasil registrou aproximadamente 5,6 milhões de tentativas de golpe em 2022, totalizando R$ 5,8 bilhões em fraudes. Diante desse cenário, os comerciantes estão sempre buscando formas de reduzir esses volumes e garantir maior segurança aos comerciantes e clientes durante as operações.

Com consumidores cada vez mais digitalizados e autônomos, a evolução das ameaças tornou-se uma preocupação do segmento, pois nem sempre a evolução tecnológica impede os ataques.

Uma forma de gerenciar com eficácia esse tipo de crise é fazer do cliente o protagonista na proteção e no compartilhamento de suas informações, o que funciona como mais uma barreira de segurança contra fraudes.

Consumidor controlar seus dados é um passo importante, diz vice-presidente da FCamaran

De acordo com o diretor de soluções digitais da FCamara, Orlando Ovigli, o ecossistema de tecnologia e inovação está impulsionando o futuro dos negócios por meio da transformação digital.

A ideia é realmente colocar o consumidor no centro dessa guerra contra fraudes, e isso significa equipá-lo com ferramentas para ajudar na detecção de fraudes e na segurança dos dados.

Usando Web3 como uma defesa contra fraude no e-commerce

O Web3 é baseado na tecnologia blockchain, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA), o que proporciona maior segurança aos usuários. Seu uso depende de criptografia, o que garante que os dados recebidos não sejam alterados ou excluídos sem o consentimento do proprietário, além disso, os usuários podem escolher quem e como os dados serão armazenados.

Ou seja, o internauta é dono de seus dados, permitindo ou não alterações e acessos. A escolha melhora a jornada do cliente e torna o ambiente mais seguro para todos.

Segundo o fundador da Conf Pedro Chiamulera, a evolução da Internet para a Web3 vai ajudar muito os consumidores.

Além disso, soluções como a chamada segurança 360º e o uso de aplicativos que detectam atividades de CPF podem ajudar o consumidor a evitar fraudes. De qualquer forma, é claro que os novos consumidores digitais estão preocupados com sua segurança e privacidade, e as novas tecnologias devem levar em conta essa nova realidade.n