A competição vai premiar 110 mil reais para nove soluções inovadoras de combate ao plástico nos rios brasileiros.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, lançou um novo edital buscando uma solução baseada em blockchain para combater o plástico encontrado nos rios.
Para se qualificar, um projeto deve estar em fase de protótipo para ajudar a reduzir a poluição plástica em corpos d’água.
O concurso, anunciado na última sexta-feira (26), tem como objetivo “identificar soluções inovadoras em fase de protótipo que integrem tecnologias digitais e contribuam para solucionar o desafio de reduzir a quantidade de plástico nas águas brasileiras.”
Saiba como participar do concurso do Ministério do Meio Ambiente para apoiar os rios brasileiros
Uma nova licitação relacionada à ANA pede cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para remover o plástico dos rios do Brasil.
Desta forma, as instituições públicas desejam estabelecer uma troca de experiências para realizar campanhas conjuntas relacionadas ao desenvolvimento e implementação do “Prêmio Inovação”.
De acordo com o Edital nº 5/2023 publicado no Cadastro Federal, as partes interessadas podem participar em três categorias: social, governo e indústria.
No setor social, os projetos concorrentes buscam reduzir a quantidade de plástico em nossos corpos d’água por meio de ações inovadoras de cidadãos, catadores, cooperativas e organizações de recuperação.
Na gestão pública, quem trabalha para reduzir a quantidade de plástico na água por meio de iniciativas inovadoras em prefeituras, governos estaduais, órgãos públicos e empresas que prestam serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e descarte de resíduos podem fazer a diferença. Sólidos domésticos ou agência subnacional que regulamenta o descarte de resíduos sólidos urbanos.
Finalmente, na seção “Indústria”, são recrutados projetos que visam reduzir a quantidade de plástico na água por meio de atividades industriais inovadoras, desde a fabricação de produtos com plástico até a reciclagem e reintrodução do plástico na cadeia produtiva.
Blockchain, inteligência artificial e outras tecnologias concorrem ao prêmio de R$ 110 mil
Os nove licitantes vencedores receberão, cada um, um prêmio em dinheiro de R$ 110 mil. Para participar, qualquer pessoa interessada pode apresentar inovações relacionadas a tecnologias digitais, incluindo blockchain, sensoriamento remoto, inteligência artificial, geolocalização, Internet das Coisas (IoT) e muito mais.
A submissão vai de 1.6. Até 19.7. Os projetos participantes terão então que participar em várias fases até que a competição termine em outubro de 2023. O projeto vencedor tem até dezembro para implementar uma proposta para melhorar a saúde dos rios brasileiros.