À medida que a sustentabilidade se torna cada vez mais central para as empresas, as práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) ganham destaque. Nesta edição, exploramos o aumento significativo na adoção de práticas ESG entre as empresas brasileiras e detalhamos os avanços e compromissos do Grupo Boticário. Com foco em mudanças climáticas, resíduos, água, biodiversidade, diversidade e inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável, o Grupo Boticário mostra como integrar a sustentabilidade à estratégia de negócios pode gerar resultados impressionantes e impacto positivo na comunidade.
Cresce para 71% o número de empresas que declaram adotar práticas ESG
A adoção de práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) continua crescendo entre as empresas brasileiras. De acordo com a nova edição da Pesquisa Panorama ESG, realizada pela Amcham em parceria com a Humanizadas, 71% das empresas afirmam adotar essas práticas em 2024. Isso representa um aumento significativo de 24 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, que registrava 47% de adesão.
Crescimento Significativo
A pesquisa, aplicada entre março e abril de 2024, mapeou a percepção de mais de 680 executivos em todo o Brasil sobre os desafios e oportunidades da Agenda ESG. O crescimento expressivo mostra que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de integrar práticas sustentáveis em suas operações.
Liderança e Engajamento
Uma das conclusões importantes do estudo é a necessidade de liderança forte na agenda ESG. Segundo a pesquisa, 77% dos entrevistados acreditam que os CEOs devem liderar essas iniciativas, com o apoio significativo do governo (67%). A capacitação e desenvolvimento de lideranças e colaboradores são considerados críticos para o sucesso dessas práticas, com 56% dos entrevistados apontando essa necessidade.
Integração na Estratégia de Negócios
Outro fator crucial destacado é a integração da sustentabilidade na estratégia de negócios, mencionada por 48% dos entrevistados. Além disso, 47% apontam a necessidade de orçamentos específicos e recursos financeiros adequados para viabilizar as iniciativas ESG.
️ Comentário do CEO da Amcham Brasil
“A expansão na adoção de práticas sustentáveis é uma ótima notícia, refletindo o início da integração significativa da agenda ESG aos negócios. Há um amplo espaço para melhoria e evolução, as inovações e as políticas públicas direcionadas ao tema continuam sendo essenciais para aprofundar nosso compromisso e expandir a eficácia das práticas ESG no mercado”, destaca Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil.
Grupo Boticário divulga resultados ESG e atualiza compromissos
Compromissos para o Futuro: O Grupo Boticário apresentou a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, lançados em 2021, durante um evento em São Paulo. Com foco em sete frentes (mudanças climáticas, resíduos, água, biodiversidade, diversidade e inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável), a empresa destaca sua estratégia ESG.
CEO Fernando Modé: “O compromisso de longo prazo permite decisões difíceis de forma mais fácil. Apesar de sermos uma empresa de capital fechado, buscamos as melhores experiências para os clientes em um mundo melhor e mais justo.”
Resultados ESG: Em 2023, o Grupo Boticário alcançou R$ 30,8 bilhões em vendas, com crescimento de 30,5%. A transparência, governança e inovação são os pilares dessa conquista. A equipe dedicada ao ESG inclui cerca de 40 pessoas, com um comitê presidido por membro independente.
Simplificação dos Compromissos: Os compromissos diminuíram de 15 para 8, facilitando o entendimento e engajamento das metas, que agora abrangem sete temáticas e 30 metas específicas.
Principais Destaque
Sustentabilidade: Todos os novos produtos cosméticos do Grupo Boticário possuem ao menos um atributo de sustentabilidade. Em 2023, houve uma redução de 12% nos resíduos de papel em comparação ao ano anterior. A meta é atingir 45% de reciclagem de resíduos gerados pelas embalagens até 2030, e atualmente 11% das embalagens já utilizam material reciclado.
Diversidade e Inclusão: O Grupo Boticário destaca a importância da diversidade. Atualmente, 46% dos funcionários são negros e 60% são mulheres. A comunicação da empresa inclui 47% de pessoas negras, 17% de LGBTI+, 26% de diversidade de corpos, 9% de pessoas mais velhas e 2,5% de pessoas com deficiência.
Economia Circular: A empresa possui o maior programa de pontos de coleta de logística reversa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com mais de 4.500 pontos. Em 2023, 34% do resíduo gerado pelas embalagens foi reciclado.
Iniciativas e Impacto Social
Debêntures atreladas a metas ESG: A empresa pretende ter um portfólio 100% vegano até 2026, atualmente em 96%. As debêntures são vistas como um compromisso financeiro e estratégico importante.
️ Fundação Grupo Boticário: Responsável pela conservação de 11.000 hectares de Mata Atlântica e Cerrado, a fundação trabalha com projetos de segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha.
Impacto das Enchentes no RS
O Grupo Boticário se mobilizou rapidamente para apoiar comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, doando milhares de produtos de higiene pessoal. Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, destacou a importância do apoio a colaboradores, franqueados, distribuidores, revendedores e parceiros, bem como à comunidade local.
Para mais detalhes, você pode acessar o relatório completo no site do Grupo Boticário