No início desta semana, a Securities and Exchange Commission dos EUA concentrou-se nas bolsas Binance e Coinbase, mas a SEC aproveitou a oportunidade para classificar várias criptomoedas como valores mobiliários.
Das 19 criptomoedas mencionadas, quatro estão no top 10 do mercado: Binance Coin (BNB), Cardano (ADA), Solana (SOL) e Polygon (MATIC).
Por esse motivo, algumas corretoras já abandonaram alguns desses projetos. Essa é uma preocupação dos investidores, pois reduz sua exposição ao ativo, o que pode afetar sua demanda e, em última instância, seu preço.
Robinhood deixa de negociar três criptomoedas
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (9), a empresa americana Robinhood anunciou que encerrará as negociações com as criptomoedas Cardano (ADA), Solana (SOL) e Polygon (MATIC). A decisão entrará em vigor em 27 de junho.
Além das criptomoedas, a Robinhood atua nas finanças tradicionais e ganhou fama por oferecer serviços sem comissão.
Ao que tudo indica, a decisão foi uma medida preventiva para evitar processos da SEC semelhantes aos movidos contra as exchanges Binance e Coinbase no início desta semana.
Além das três criptomoedas mencionadas acima, o Robinhood também aceita Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), USD Coin (USDC), Dogecoin (DOGE) e outras moedas menores. Conforme mencionado anteriormente, estes continuarão a ser servidos normalmente.
Decisão da SEC pode abalar as 10 principais criptomoedas
Isso também pode afetar os preços, pois as criptomoedas listadas como títulos pela SEC podem perder presença no mercado. Por outro lado, mais projetos podem surgir.
Portanto, a lista das 10 principais criptomoedas do mercado pode mudar em um futuro próximo. Isso significa que moedas como BNB, SOL, ADA e MATIC podem perder posições para outras moedas como Dogecoin (DOGE) e Litecoin (LTC).
Embora possa ser adotada em outros países no futuro, a decisão da SEC atualmente afeta apenas o mercado norte-americano e seu impacto é limitado. De qualquer forma, os investidores devem estar cientes das pressões regulatórias dos governos.